INVENTÁRIO CUMULATIVO
É o inventário de duas ou mais pessoas.
Imagine que um senhor faleceu e a família não realizou o inventário e partilha dos bens por ele deixados. Tempos depois falece a esposa desse senhor. Nesse caso, comumente, os herdeiros de ambos são os mesmos, o que possibilita a realização do que chamamos de inventário cumulativo ou conjunto, ou seja, em um único processo faz-se dois ou mais inventários.
Não é o cenário ideal, já que o atraso na realização do inventário pode acarretar na aplicação de multas pelas Secretarias de Fazendas Estaduais.
Acompanhe minhas postagens no Instagram – @adv.julianacarreiro
AVISO IMPORTANTE: Este não é um site voltado para profissionais do direito. Aqui utilizo uma linguagem de fácil compreensão para que o leitor entenda o que diz nossas leis. O tecnicismo deixo para minhas peças jurídicas, audiências e debates com os colegas de profissão. Além disso, friso que este post tem finalidade apenas informativa e não substitui a consulta a um advogado especializado em direito sucessório (área do direito que trata de questões sobre inventário, partilha de bens, testamento etc.). Precisa de um especialista? Encontre o seu no site do IBDFAM/DF